Dicas para bebês de 9 a 12 meses

Para aumentar a autoestima e confiança dos bebês, sempre adote uma abordagem positiva durante o processo de aprendizado. Tente dizer “sim”, “bom”, “muito bem” com mais frequência, em vez de “não”, “ruim”, “não é bom”.

Brinque de esconde-esconde com seu bebê e veja se ele consegue encontrar os objetos que você esconde. Você pode esconder algo sob um pano e perguntar: “Onde foi parar?”, “Você pode encontrar?”. Com o tempo, você deve notar um aumento na curiosidade e no desejo de seu filho de descobrir onde o objeto foi parar.

Diga ao seu bebê os nomes das coisas e das pessoas. Ele deve mostrar interesse e, em breve, começará a tentar associar palavras com objetos ou pessoas.

Mostre ao seu bebê como dizer coisas com as mãos, como “tchau-tchau”. Em breve, ele tentará imitá-lo e acenar “tchau” por conta própria, fazendo a conexão entre movimento e expressão vocal.

Aponte para os olhos, nariz e boca de uma boneca. Depois de mostrar uma parte da boneca, toque na mesma parte em você e no seu bebê. Pegue a mão do seu bebê e faça-o tocar os olhos, nariz e boca na boneca, em você e nele próprio. Aos poucos, seu bebê será capaz de memorizar e identificar essas palavras diferentes e relacioná-las às partes do corpo.