Crianças pequenas ficam especialmente felizes quando percebem que estão fazendo os adultos ao seu redor felizes também.
Dê ao seu filho objetos para colocar em recipientes e tirar. Eles tentarão tirar os objetos e colocá-los de volta por conta própria, o que é ótimo para o desenvolvimento da coordenação entre olhos e mãos.
Ofereça ao seu pequeno itens para empilhar. Eles devem tentar empilhar mais objetos por conta própria até que caiam, o que estimula a exploração e a paciência.
Faça perguntas simples ao seu filho e responda às suas tentativas de falar. Eles devem se mostrar dispostos a interagir, respondendo e/ou fazendo novas perguntas.
Converse sobre diferentes aspectos da realidade com seu filho, como a natureza, fotos e objetos ao redor. Você deve perceber seu pequeno se movendo com vontade de explorar o ambiente.
Observe o que seu filho faz e nomeie a ação: “Você está enchendo a caixa”. Eles ficarão felizes em mostrar o que aprenderam, ganhando mais autoestima.
Brinque com seu filho e ofereça ajuda: “Vamos fazer isso juntos. Aqui estão mais pedras para colocar na sua caixa.” Essas descobertas devem deixá-los felizes e mais confiantes.
Aproveite todas as oportunidades para conversar, incluindo durante as refeições, o banho ou enquanto trabalha próximo a eles. Logo, seu filho começará a entender o que você está dizendo e será capaz de seguir direções simples.
Transforme perguntas simples em jogos: “Onde está seu dedão?” ou “Onde está o pássaro?”. Vocês podem olhar fotos juntos e falar sobre o que veem. Eles devem demonstrar cada vez mais curiosidade e disposição para se comunicar sobre o que observam e ouvem.